Martinho Responde – Halloween


No creo en Día de las Brujas, pero que lo hay, lo hay.

É triste constatar, mas é chegada a época em que minha coluna se contamina com os disparates ditos pelo público. Meu contrato milionário com o Blog do Covil me obriga a abrir espaço semestralmente para as perguntas estúpidas que vocês têm a fazer sobre assuntos irrelevantes. Dessa vez, o tema é Halloween. Vamos puxar de vez esse band-aid e acabar logo com isso.

O que é Halloween? Onde se comemora? O que as pessoas costumam fazer? – Wellington, Divinópolis – RJ

O Halloween é uma festa pagã realizada tradicionalmente no dia 31 de outubro de cada ano, exceto em bissextos, quando é realizada no dia 31 de outubro também.

Você ficará surpreso de saber isso, mas o Halloween se comemora na sua casa. Tomei a liberdade de criar um evento público no facebook com seu nome completo, endereço, telefone residencial e partes do corpo mais suscetíveis a perfuração por arma branca ou de fogo. Mais de 1500 pessoas já confirmaram presença, imagino que será um sucesso. Os hábitos mais tradicionais do Halloween são a destruição completa da casa do anfitrião, estamos preparando coquetéis molotov e alugamos um lança chamas e uma retroescavadeira, inclusive.

Quais sao os simbolos do halloween e os seus significados? – Emanuel, Piracicaba – SP

Estrela da Paz

O principal símbolo do Halloween é a estrela da paz, que você pode ver à direita. Seus significados são o amor ao próximo, o respeito ao divino e o carinho com os animais.

Atenção: é OBRIGATÓRIO pintar uma estrela da paz na porta da sua casa no Halloween, estando o contraventor sujeito a multa. Quem frequenta a igreja nesse dia deve pintar também uma estrela da paz em sua camisa, rosto e mãos, como forma de declarar a sua devoção religiosa.

QUE FANTASIA CAIRIA BEM EM UMA MULHER SEM DEIXAR ELA PARECENDO UMA BRUXINHA DO MAL? – Virgília, Nanuque – MG

Virgília, antes de mais nada: DESLIGUE ESSE CAPS LOCK. OBRIGADO.

Muitas pessoas achm que a fantasia de bruxinha do mal é a única opção para o Halloween: esse é um efeito colateral comum da remoção do encéfalo. Existem, contudo, diversas alternativas. Você pode se fantasiar de Demônio, Satanás, Lúcifer, Capiroto, Belzebu. Essas fantasias caem bem tanto no corpo masculino como no feminino, embora tenham algumas leves consequências na alma do usuário (procure se informar no Google sobre o termo “excomunhão”).

Se você prefere a fantasia de bruxa, mas não quer parecer uma bruxa do mal, experimente uma fantasia de bruxinha sexy:

Estou pensando em ir todo melado de sangue para o colégio no halloween, seria muita loucura? – Arthur, Rio de Janeiro -RJ

Melado com o SEU sangue, Arthur? Isso seria ótimo! Se é loucura ou não, isso é um problema com o qual você pode se preocupar mais tarde: haverá tempo de sobra para discutir isso com os outros internos do manicômio judicial para o qual você será levado.

Porque os americanos comemoram o Halloween? Quanto tempo dura? – Antonia, Niterói – RJ

Os americanos comemoram o Halloween apenas porque ainda não conhecem o Dia do Saci, que é muito mais divertido. Mais a esse respeito na próxima pergunta. O Halloween, embora seja uma festa muito agradável, dura muito pouco, já que um dos primeiros eventos da festa é sempre o suicídio coletivo.

O que você acha dos brasileiros comemorarem a festa do Halloween e não o Dia do Saci, que é no mesmo dia? – Cleidimara, Bonito – MS

Até que enfim me perguntaram o que eu acho. Eu sempre digo de qualquer forma, mas ao menos dessa vez não vai ser fora de contexto. Eu acho péssimo, é isso que acho. Todo brasileiro tem dever moral de comemorar o Dia do Saci, colocar seu gorro vermelho, pitar num cachimbo e decepar a própria perna esquerda. Se quiser que a mudança chegue, comece dando o exemplo, Cleidimara.

Como se escreve Halloween e por quê? – Deivid, Sapiranga – RS

Halloween não é uma palavra difícil de escrever, Deivid, mas percebe-se pela sua pergunta que o que as pessoas, digamos, “normais” consideram algo fácil pode ser um desafio para você. Vamos letra a letra, para você não ser perder:

H-A-L-L-L-L-O-H-U-W-V-X-Y-Z-%-D-I-A-D-O-S-A-C-I-O-W-E-E-N

O motivo pelo qual a palavra Halloween se escreve dessa forma, e não de trás pra frente, por exemplo, é que, se fosse escrita de trás para frente, seria muito difícil de ler. Observe:

H-A-AAA-AAAAAA-AAAAAAAA-W-E-L-L-S-H-A-K-E-I-T-U-P-B-A-B-Y-N-O-W-E-E-N

Percebe como o nível de dificuldade sobe? Experimente copiar as duas versões no seu caderninho de caligrafia com uma letra bem bonitinha e depois a gente estuda algo que seja mais desafiador para você , como a tabuada de 0. Pode ser?

Um grande abraço,

Martinho – Equipe de Alfabetização Adulta do Blog do Covil

2 respostas para Martinho Responde – Halloween

  1. uma pessoa chegou até o blog buscando no google “como se escreve raloin”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: