Crítica Literária

Passar 24 horas assistindo televisão ou mexendo no computador frita o seu cérebro. É verdade, minha mãe disse. E é claro que você não quer que isto aconteça, pois qualquer um com bom senso sabe que um cérebro cozido é muito mais saboroso e livre de gordura que um frito. Há várias receitas deste tipo no livro 1001 Receitas Cerebrais, escrita por diversos autores como Isaac Newton, com sua ótima receita de maçã; Quincas Borba, com a sua de batatas; e Albert Einstein, que tentava compensar sua inépcia culinária dizendo que o gosto era relativo, mesmo com todos afirmando que suas receitas sempre tinham gosto de frango.

Mas não é por isso que estou aqui. Eu estou aqui porque uma explosão, bilhões de anos atrás, espalhou matéria incandescente por todo o universo, que após se resfriar possibilitou o surgimento de vida neste planeta azul-esverdeado onde estou. Mas eu também não vim aqui falar disto, mas sim de como não fritar seu cérebro. E a maneira de fazer isso é desligando, ocasionalmente, o seu computador e televisão e indo ler um livro. Como algumas sugestões, veja aqui algumas críticas literárias dos maiores Best-sellers já feitos.

Dicionário – A diversidade de assuntos deste livro o faz agradável para qualquer tipo de pessoa. Se você gosta de romance, terror, suspense, comédia, ou drama você encontrará todos aqui, tendo apenas o trabalho de achar no índice a letra correspondente. Esta mesma característica às vezes é vista como defeito, pois ele possui uma seqüência de boas idéias que não se desenvolvem, abandonando por completo a divisão em três atos de Aristóteles. É uma obra de vanguarda que não possui nenhum personagem, idéia surgida durante uma greve real dos personagens fictícios. Esta greve foi extremamente difícil de conter, pois é preciso uma polícia fictícia para reprimir personagens fictícios, e a polícia do Rio de Janeiro até foi cotada para o caso, mas no final decidiu-se que a polícia carioca não é fictícia ou inexistente, mas simplesmente incompetente.

Lista Telefônica – Aqui, pelo contrário, temos vários personagens e praticamente nenhuma história. As maiores características deste livro são o seu realismo, com diversos personagens que você pode encontrar na vida real, e a estreita relação que possui com o interlocutor. Se em seu livro Brás Cubas falava com o leitor, aqui o leitor pode falar com os personagens, por apenas 21 centavos por minuto pela Embratel.

Atlas Geográfico – Se você gostou de Senhor dos Anéis vai amar este livro. Ele é basicamente composto de descrições. Leia sobre o rio que percorria determinado campo, que possuía tal relevo e ficava em certo continente. Épico é uma palavra para definir este livro, uma obra tão grande como o próprio globo terrestre. É necessário lembrar de comprar sempre as últimas edições, pois as primeiras possuíam erros grosseiros, como dizer que a Terra era plana.

Mas se mesmo após isso você ainda quiser fritar seu cérebro, lembre-se, uma pitada de orégano sempre dá um toque especial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: