Games-Arte

Um dia ainda vão resolver que video-game é arte. Um grupo de franceses vai se reunir e lançar o manifesto da Nouvelle Vague dos jogos eletrônicos. Eles vão dizer que está tudo errado, que é tudo absurdo: “não existem encanadores italianos que saem por aí matando tartarugas e salvando princesas”.

Precisamos do jogo-verdade: The Sims é arte! The Sims é vida real! Mas ainda é preciso ir além, precisamos ser autorais, colocar nossa visão de mundo nos simuladores, repensar a forma a estética. O jogo tem que ter tempos mortos, a imagem e o som não precisam fazer sentido, devem se contrapor. Os comandos então nem se fale: a partir de agora você manda seu personagem socar, mas ele vai chutar. Isso é arte. Bugs não existem mais, são recursos estéticos: o jogo trava e nós aplaudimos de pé. Assoprar o cartucho faz parte da interação do usuário com a arte. Aliás, o usuário agora se chama sujeito e o game é um espetáculo.

No Brasil vamos aderir à moda também. Vai começar o movimento do Gueime Novo– seguindo à risca a nossa maneira de abrasileirar as palavras. A gente não tem tecnologia e segue a estética da fome: nosso gráficos serão de Atari. Nossas histórias serão os mitos nacionais e os personagens nacionais:

A winchester 22 é a arma secreta desse jogo

GTA: Faroeste CabocloVocê é João de Santo Cristo e está em Brasília, uma cidade sem lei.

Videocassetadas TyconSimulador dos quadros Videocassetadas e Olimpíadas do Faustão. No modo carreira você deve fazer Fausto Silva emagrecer.

Socorram, as popozudas fugiram!Você é o Mc Créu e tem que colocar as popozudas de volta na gaiola. Conforme seu personagem evolui, você consegue fazer uma velocidade mais rápida da “dança do créu”. Mas cuidado, suas inimigas podem te atacar com a surra de bunda.

Políticos vs. Criaturas Lendárias

Lula e Saci num duelo de arrepiar

Criatura Lendárias vs. Políticos – Jogo no estilo Marvel vs. Capcom. Entre os personagens estão Mula-sem-cabeça, Paulo Maluf, Saci pererê e um Getúlio Vargas Zumbi. O grande lance do jogo é o chefão final: Dilma Russeff mutante que solta tomates flamejantes.

3 respostas para Games-Arte

  1. Vitor Medeiros disse:

    Genial!

  2. rodriguinho disse:

    legal!

  3. Pablo de Santis disse:

    O que acho interessante eh que cada vez mais temos web sites focados em diversao espontanea, enquanto que os games atrelados ao movimento real, via captura laser, se tornam o novo esporte das mulheres caseiras. Homem veio que joga video game , nao eh mais o criancao. eh o marido perfeito, que proporciona a sua esposa a academia in lar!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: