As reformas nunca serão totalitárias

Quando do advento do cheque,  surgiu a possibilidade de se pagar contas sem o dinheiro vivo, o mundo presenciou um degrau agudo de modernização. Eu tenho meu dinheiro mas não preciso estar com ele full time. Menos trabalho para carregá-lo e menos risco de perdê-lo em um possível assalto. O cheque precisa da assinatura sua e exclusiva.

Anos depois fomos gratificados com o surgimento dos cartões. Mais uma vez o dinheiro continua guardadinho no banco, e você pode pagar sua conta com a facilidade dos dedos. Basta digitar na maquininha. O dinheiro virtual, digital, foi um sincero brinde ao conforto. Um cartão é mais leve e menos espaçoso do que um talão de cheque. Além do que, goza da facilidade do não preenchimento.

Moeda, o dinheiro retrô

Mas o tempo não é acompanhado da mesma maneira por todos. Assim sendo, podemos ser pegos de sobressalta supresa ao consumir em uma padaria da Lapa sem ter dinheiro em espécie. Aceitam débito é claro, nós pensamos. Mas não aceitavam. Nessa hora me senti como há muito não sentia, diante da verdadeira essência humana. Como nos primórdios, o homem devia buscar o acesso a comida, e eu, como burro pensante dos tempos modernos encarei esse choque de realidade com árdua caminhada em busca da alimentação. O ser moderno não é necessariamente o ser humano, por isso o sentimento retrô tomou conta de mim, um homem do futuro, preso no passado e tendo de caminhar até um banco para poder sacar a espécie financeira e só assim conseguir matar a presente fome.

A grande prova de que isso não se trata de uma ladainha sem fundamento é também a sutil garantia de que a modernidade integral não virá nunca. Nos antigos séculos o dinheiro era representado exclusivamente pelas moedas, as notas em papel vieram há centena de anos. E no entanto elas ainda estão aí. Em todas as economias, de todos os países.

Uma resposta para As reformas nunca serão totalitárias

  1. josuebochi disse:

    tivemos que pagar o pão com salaminho à moda antiga, é claro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: